Combustão
Espntânea ou Provocada...

Foto: José Antonio Pereira
A combustão consiste na reação química entre dois ou mais reagentes ( combustíveis e comburentes) com grande liberação de energia na forma de calor. Assim, todas as reações de combustão são extremamente exotérmicas (mesmo que necessitem de uma fonte de ignição para ocorrerem). Praticamente todos os combustíveis utilizados são orgânicos (com cadeias carbônicas ligadas a átomos de hidrogênio ou oxigênio). Sendo alguns exemplos: a gasolina, o álcool etílico, o acetileno e o metano.
Em lixões é comum, surgirem focos de fogo, esses são conhecidos como combustão espontanea.
O lixo urbano é todo e qualquer resíduo que resulte da atividade diária do homem em sociedade.
Lixões são aterros sanitários do tipo comum onde o lixo é apenas descartado no solo a céu aberto sem qualquer tratamento (Lima, 1995) o que é uma forma muito comum nos municípios brasileiros.
Os odores são produzidos pela decomposição por bactérias aeróbicas e anaeróbicas que se alimentam desse material, produzindo gases como o metao (CH4), dióxidos de carbono (CO2), sulfetos de hidrogênio (H2S) e amônia (NH3) (Villarrubia e Villarrubia, 2001). A combustão (espontânea) ocorre devido ao gás metano. Esta também pode ser provocada pela atividade humana.
A imagem acima foi capturada em Corguinho MS, no mês de agosto de 2011, não ficou comprovada a origem desse foco que gerou enormes transtornos aos moradores das chácaras vizinhas. Vídeo
Nenhum comentário:
Postar um comentário